quinta-feira, 27 de maio de 2010

Parte Da Apostila de judô

Ideologias
• Quem teme perder já está vencido.
• Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.
• Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
• Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
• O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
• Conhecer-se é dominar-se, dominar-se é triunfar.
• O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes.
• Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas.
• Praticar judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.
5 Fundamentos do Judô
• Shinsei (Postura)
Existem dois tipos de postura no judô Shisentai, que é a postura natural do corpo e Jigotai, que é a postura defensiva
• Shintai (Movimentação)
Aiumy-ashi, andando normalmente. Suri-ashi, andando arrastando os pés. Tsuri-ashi (apenas em katas), que anda- se colocando um pé a frente e arrastando o outro, sem ultrapassar o primeiro.
• Tai-sabaki (Giros do corpo)
Pode ser: Mai-sabaki (para frente), Ushiro-sabaki (para trás) ou Yoko-sabaki (para os lados)
• Komi-Kata (Pegadas)
Existem inúmeros tipos de pegadas, sendo apenas proibida a pegada por dentro da manga e por dentro da barra da calça. A pegada pode ser feita no eri (gola), sode (manga) e no chitabaki (calça) Pode ser de direita (migi) ou de esquerda (hidari). Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.
• Ukemi (amortecimento de quedas)
São 10 no total, sendo 3 para trás, 2 para frente, 3 para os lados e 2 rolamentos.
Os três princípios
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram os três seguintes:
• Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito (Seiryoku Zen’Yo)
• Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei)
• Princípio da Suavidade (Ju)
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram:
• Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito (Seiryoku Zen’Yo).
É ao mesmo tempo a utilização global, racional e utilitária da energia do corpo e do espírito. Jigoro Kano afirmava que este princípio deveria ser aplicado no aprimoramento do corpo. Servir para torná-lo forte, saudável e útil. Podendo ainda ser aplicado para melhorar a nutrição, o vestuário, a habitação, a vida em sociedade, a atividade nos negócios na maneira de viver em geral. Estando convencido que o estudo desse princípio, em toda a sua grandeza e generalidade, era muito mais importante e vital do que a simples prática de uma luta. Realmente, a verdadeira inteligência deste princípio não nos permite aplicá-lo somente na arte e na técnica de lutar, mas também nos presta grandes serviços em todos os aspectos da vida. Segundo Jigoro Kano, não é somente através do judô que podemos alcançar este princípio. Podemos chegar à mesma conclusão por uma interpretação das operações cotidianas, através de um raciocínio filosófico.
• Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei).
Diz respeito à importância da solidariedade humana para o melhor bem individual e universal. Achava ainda que a idéia do progresso pessoal devia ligar-se a ajuda ao próximo, pois acreditava que a eficiência e o auxílio aos outros criariam não só um atleta melhor como um ser humano mais completo.
• Princípio da Suavidade (Ju).
Ju ou suavidade, é o mais diretamente físico, mas que no entender de Jigoro Kano deveria ser levado ao plano intelectual. Ele mesmo nos explica este terceiro princípio durante um discurso proferido na University of Southern Califórnia, por ocasião das Olimpíadas de 1932:
"Deixem-me agora explicar o que significa, realmente esta suavidade ou cedência.
Supondo que a força do homem se poderia avaliar em unidades, digamos que a força de um homem que está na minha frente é representada por dez unidades, enquanto que a minha força, menor que a dele, se apresenta por sete unidades.
Então se ele me empurrar com toda a sua energia, eu serei certamente impulsionado para trás ou atirado ao chão, ainda que empregue toda minha força contra ele.
Isso aconteceria porque eu tinha usado toda a minha força contra ele, opondo força contra força. Mas, se em vez de enfrentá-lo, eu cedesse a força recuando o meu corpo tanto quanto ele o havia empurrado mantendo, no entanto, o equilíbrio então ele inclinar-se-ia naturalmente para frente perdendo assim o seu próprio equilíbrio.
Nesta posição ele poderia ter ficado tão fraco, não em capacidade física real, mas por causa da sua difícil posição, a ponto de a sua força ser representada, de momento, por digamos apenas três unidades, em vez das dez unidades normais.
Entretanto eu, mantendo o meu equilíbrio conservo toda a minha força tal como de início, representada por sete unidades.
Contudo, agora estou momentaneamente numa posição vantajosa e posso derrotar o meu adversário utilizando apenas metade da minha energia, isto é, metade das minhas sete unidades ou três unidades e meia da minha energia contra as três dele.
Isso deixa uma metade da minha energia disponível para qualquer outra finalidade.
No caso de ter mais força do que o meu adversário poderia sem dúvida empurrá-lo também.
"Mas mesmo neste caso, ou seja, se eu tivesse desejado empurrá-lo igualmente e pudesse fazê-lo, seria melhor para eu ter cedido primeiro, pois procedendo assim teria economizado minha energia."
Exercícios básicos
No judô cada professor pode estabelecer o seu sistema de exercício, o plano geral de treinamento é o seguinte:
Taiso
Exercício de aquecimento, visa aquecer e tornar o corpo mais flexível, desenvolvendo também a musculatura.
Ukemi-no-waza
Técnicas de amortecimento de queda.
Uchikomi
Repetição de técnicas para treinar a rapidez dos movimentos e suas corretas aplicações.
Randori
Treino livre, também conhecido como "combate", pelo qual a aplicação das técnicas é praticada contra um parceiro, atacando e defendendo.
Shiai
Na preparação para se participar de uma competição são necessárias tanto à destreza mental como a física. As técnicas já dominadas no randori têm agora oportunidade de serem executadas a fundo sob um determinado conjunto de regras.

Graduações Dan :
As graduações de dan, ao contrário das de kyu, avançam de 1º dan (shodan) para 10º dan (judan ou jodan), o mais alto grau. Esses graus se diferenciam pelas seguintes cores das faixas
DAN
1º DAN Shodan Faixa Preta
2º DAN Nidan Faixa Preta
3º DAN Sandan Faixa Preta
4º DAN Yondan Faixa Preta
5º DAN Godan Faixa Preta
6º DAN Rokudan Faixa Vermelha e Branca
7º DAN Shitchidan Faixa Vermelha e Branca
8º DAN Ratchidan Faixa Vermelha e Branca
9º DAN Kyodan Faixa Vermelha
10º DAN Judan ou Jodan Faixa Vermelha


Postura (shisei)
Shisei é a posição base para todos os movimentos. Por isso um shisei correto facilita a rapidez e a precisão na aplicação das técnicas. Deve-se adotar sempre o shisei para que a todo o momento seja possível uma pronta mudança de posição. O peso do corpo é igualmente distribuído por ambos os pés, sobretudo sobre a ponta dos dedos. São as seguintes posições:
• Shizen-hontai – posição natural;
• Migi-shizentai – posição natural à direita;
• Hidari-shizentai – posição natural à esquerda;
• Jigo-hontai – posição de defesa;
• Migi-jigotai – posição de defesa à direita;
• Hidari-jigotai – posição de defesa à esquerda.

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